sexta-feira, 3 de junho de 2011

Aprendendo a fotografar - Parte 5

Oi pessoal, tudo bem?

Espero que estejam gostando!

bjos

Keka



O que é Balanço de Branco

Balanço de Branco faz com que as cores da nossa foto sejam iguais às cores da realidade, dependendo da luz que está iluminando nossa cena.

Lembra que no começo contei que a luz bate em tudo que está por aí e reflete nos nossos olhos e na câmera? Então: o balanço de branco existe porque existem vários tipos de luz por aí. E dependendo da luz que bate na nossa cena as cores podem ficar diferentes. Isso acontece porque cada tipo de luz tem uma temperatura de cor.


Ok, vamos por partes: às vezes fotografamos com a luz do sol. Às vezes fotografamos com uma luz artificial como o flash ou uma lâmpada. Nosso olho é muito esperto então conseguimos ver as cores corretamente em qualquer situação, mas as câmeras nem sempre são tão espertas então precisamos contar para ela qual luz estamos usando para que ela a interprete da forma correta. Assim o vermelho vai continuar vermelho e o azul vai continuar azul e – como é de se imaginar – o branco continuará branco.


Temperatura de cor


A diferença entre uma luz e outra é a temperatura de cor – medida normalmente em Kelvins.


Todo mundo já tirou uma foto iluminada por lâmpada que ficou amarelada. Isso acontece porque a câmera não estava preparada para a temperatura de cor dessa luz.


Procure no seu manual a forma de mudar o Balanço de Branco na sua câmera: normalmente você encontra todas as opções que você precisa: luz do sol, sombra, tungstênio (aquela lâmpada antiga que gasta mais energia), lâmpada fria, tempo nublado, luz de flash, entre outros.


Também é possível medir manualmente a temperatura de cor. Mas primeiro use os ajustes automáticos para depois procurar fazer isso.


balanco-de-branco

Com o balanço de branco deixamos a imagem com as cores reais, como a do meio.

Fonte: Dicas de Fotografia escrito por Cláudia Regina

Um comentário:

  1. opbrigada por partilhar o que vc sabe , esta sendo muito útil para mim .
    Cyl

    ResponderExcluir