terça-feira, 14 de junho de 2011

Aprendendo a fotografar - Parte 6

Oi pessoal, tudo bem?

Aguardem, em breve postarei mais alguns trabalhos. Por enquanto vou mantendo as dicas de fotografia, ok?

bjos!

Keka

6. Foco e profundidade de campo

Esses dois item definem a nitidez da nossa imagem – onde fica essa nitidez (foco)? Quantas partes da foto ficarão nítidas (profundidade de campo)

Foco

Todo mundo conhece o foco. Quando tiramos uma foto queremos que nosso destaque, no geral, esteja nítido e visível. O foco pode ser manual ou automático. Manualmente você gira o anel da sua lente. Nas lentes automáticas você pressiona o botão do obturador somente um pouco (meio-toque) e a câmera irá fazer o foco automaticamente.

Profundidade de campo

A profundidade de campo define o quanto os objetos “próximos” do objeto que você decidiu ser o foco estarão focados também.

Vamos passar a chamá-la de “DOF”, pois é mais curto. DOF vem de “Depth of field”, Profundidade de Campo em inglês.

Quando o DOF é maior quer dizer que tanto os objetos à frente do escolhido como ponto focal quanto os que estão atrás também ficarão com um bom foco.

Quando o DOF é menor os objetos à frente e atrás do objeto escolhido como ponto focal ficarão sem foco antes.

Observe a comparação para entender melhor:

profundidade-de-campo-1

Neste caso somente o tamborzinho está em foco. A profundidade de campo é menor e os objetos em volta estão desfocados.

profundidade-de-campo-2

Quando a profundidade de campo é maior os objetos em volta continuam nítidos (mas nunca tão nítidos quanto o ponto principal de foco)

Fatores que influenciam a profundidade de campo

Abertura

Quanto maior a abertura, menor o DOF – e vice-e-versa.

Proximidade com o objeto

Quanto mais próximo do objeto você estiver, menor o DOF – e vice-e-versa.

Distância focal

Quanto maior a distância focal (“zoom”), menor o DOF – e vice-e-versa. Falaremos mais sobre Distância Focal na próxima lição.

Veja alguns exemplos de uso do DOF:

Vila Velha

Toda a paisagem está em foco, desde o céu até o chão, graças a uma abertura de f22 e uma distância focal de 18mm

Eu sou nerd sim, e daí?

fundo desfocado graças à utilização de uma abertura f1.8

Fonte: Dicas de Fotografia escrito por Cláudia Regina

Um comentário:

  1. Amei também essa super dica, daqui a pouco vou ser uma fotógrafa profissional, (tomara) rsrs!
    Beijos e uma ótima semana,
    Eli