terça-feira, 9 de agosto de 2011

Dicas de Fotografia - Resolução

Oi pessoal, tudo bem?

Continuando a divulgar dicas legais de fotografia que vejo pela internet.

Espero que gostem!

Bjus

Keka


A fotografia digital tem um monte de termos técnicos e chatos que a gente precisa saber. Vamos tentar simplificá-los? Começando com a boa e velha Resolução de Imagem:


O que é resolução?


Imagine que uma foto é feita de vários pontinhos. Cada pontinho tem uma cor e juntando muuuuitos pontinhos chegamos a uma imagem completa.



A resolução é, bem resumidamente, a quantidade de pontinhos em um determinado espaço. Quanto mais pontinhos em um espaço, mais detalhes teremos na imagem.


Simples assim! Mas existem alguns outros detalhes, é claro:


1. Pixels ou pontos reais?


Pixels são diferentes de pontos reais. Pixels são os pontos em uma tela (de computador ou da televisão, por exemplo), mas uma imagem com vários pixels não é necessariamente uma imagem com resolução adequada. Por exemplo:



Embora as duas imagens ocupem a mesma quantidade de pixels da tela do seu computador dá para ver que a primeira tem uma qualdiade maior. Isso acontece porque a imagem da esquerda tem 360px de largura e 360 pontinhos de informação. Já a segunda imagem tem 360px de largura e apenas 160 pontinhos de informação nessa largura.


É por isso que não dá para aumentar imagens e manter a qualidade delas como acontece nos seriados de investigação :-)


2. Qual resolução usar?


Dependendo do meio aonde está a foto é necessário ter mais ou menos pontos por polegada. É isso que chamamos casualmente de “Resolução”.


Ao fazer uma imagem para mostrar na tela do computador (a imagem que vai para o flickr, por exemplo) usamos uma resolução de 72 pontos por polegada, pois isso é o que, no geral, as telas mostram.


Ao fazer uma imagem para uma ampliação (em 15x21cm para um álbum, por exemplo) é preciso usar uma resolução maior, pois os pontinhos são impressos mais “apertadinhos” e assim garantimos mais qualidade. A resolução indicada nesse caso é de 300 pontos por polegada.


Ao fazer um Outdoor a resolução é bem menor, pois vemos Outdoors bem de longe, normalmente fica em torno de 30 pontos por polegada. Se você chegar perto de um Outdoor vai notar que dá pra ver os “quadradinhos” da imagem!


O nome certinho disso que chamamos casualmente de resolução é DPI (Dots per Inch, ou pontos por polegada.)


3. E os Mega Pixels?


Já falei aqui que uma câmera com mais Mega Pixels não é necessariamente uma câmera melhor, e isso continua sendo verdade! O que importa é a qualidade do Sensor. A quantidade de Mega Pixels, conforme vimos acima, vai definir o tamanho máximo de ampliação de uma imagem sem diminuir a sua qualidade. Se uma câmera tem um sensor muito ruim e vários Mega Pixels ela vai simplesmente fazer fotos horríveis e enormes ;-)



Fonte: Dicas de fotografia por Cláudia Regina

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Desafio Dia dos Pais

Oi pessoal, tudo bem?

Está rolando um desafio de dia dos pais super legal lá no Scrapmaniacas!

O meu LO é esse:



No projeto usei um cardstock preto distressado, papéis Cosmo Cricket, caneta stabilo, carimbeira Stazon preta, carimbo Goodies, tule, renda, furadores e transparência com a imagem da gaiola e passarinho.

Espero que tenham gostado!

Para participar e ver as regrinhas clique aqui

Bjos

Keka